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Curso de formação de Árbitros Auxiliares 2011, Aconteceu nos dias 23 e 24 de Julho. mais informações: Click aqui
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Agny e Gabriel, Campeões de Xadrez do JIPs 2011. .
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Israel Alencar e Stefany Magalhães levam ouro na IV Taça Cidade de Imperatriz de Xadrez.
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O DXPebas preparou uma página exclusiva para você que quer aprender a jogar xadrez, venha conhecer as REGRAS DO XADREZ
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Francisco Araújo e Anderson Moratório Secretário de Esporte e Lazer de Parauapebas, sempre nos apoiando nos movimentos enxadrísticos... Parabéns!
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Taline (EMEF Eunice Moreira) Campeã Mirim 2011. .
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Diego (EMEF Paulo Fonteles) Campeão Mirim 2011. .
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Bruce Kenneth (PITÁGORAS) Campeão JIPS, JEPs e Vice do SUPER-JEPs 2011 entre outras. .
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Fernanda Gabrielle (EMEF Eduardo Angelim) Vice-Campeão JIPS 2011 entre outras. .
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Jussara Nascimento (EEEM Eduardo Angelim) Campeã ONLINE Fem.(Portas Abertas) 2011. .

domingo, 22 de maio de 2011

XV JOGOS INTERESCOLARES DE PARAUAPEBAS - JIPS 2011

 
 
XV  JOGOS INTERESCOLARES DE PARAUAPEBAS  JIPS 2011

.Parauapebas/PA – 04 e 05/06/2011
Início: às 7:00Hrs da manhã Congresso técnico e 7:30Hrs 1ª Rodada.
Programação: Três Rodadas no dia 4 e duas no dia 5.
Local: Auditório - 01 da Prefeitura Municipal  de Parauapebas
.
Sistema Suíço(Masc.) / Round-Robin (Fem.) – 5 Rodadas – Xadrez Clássico

70 min. KO
Anotação Sistema Algébrico Obrigatória
(Instruções abaixo)

Acompanhamento do Torneio
Juvenil (17,16 e 15 anos) Masculino – 8 Escolas Participantes – SS
 
Juvenil (17,16 e 15 anos) Feminino - 6 Escolas Participantes – SS
 
Infanto (14,13 e 12 anos) Masculino – 9 Escolas Participantes – SS
 
Infanto (14,13 e 12 anos) Feminino – 4 Escolas Participantes – RR
.
REGULAMENTO GERAL – JIPS 2011
.
Arbitragem: Árbitro Nacional da CBX Clauber Martins (ID 197)
.
Organização:
FEXPA – Federação de Xadrez do Pará
.
Realização:
Prefeitura Municipal de Parauapebas
Secretaria Municipal de Educação – SEMED
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL

Aprenda a anotar partidas de xadrez
 

 

               Anotação de Partidas


Notação Algébrica.
A Notação Algébrica, considera o Tabuleiro de Xadrez formado por oito FILAS numeradas de 1 a 8 e oito COLUNAS identificadas de a até h. Repare que para o jogador de Negras, o tabuleiro é alfanumerado ao contrário, ou seja, de trás para diante. Isto porque na anotação algébrica, o tabuleiro é visto sempre, do ponto de vista das Brancas.
A princípio, pode parecer mais complicado quando o jogador está com as Negras e é obrigado a contar inversamente, porém, com a prática, terá mais facilidade de compreender a partida e a anotação.
Também do ponto de vista pedagógico é mais importante, por fazer com que a criança que aprende Xadrez, exercite o raciocínio contando tanto para diante, como para trás, favorecendo assim, o desenvolvimento do raciocínio e a construção mais sólida do conhecimento.
Para anotar uma partida, cada jogador anota o seu lance e o do adversário, ficando no final, os dois jogadores com a partida inteiramente anotada. O papel impresso onde se anota a partida, chama-se PLANILHA. A planilha, é a súmula do jogo na competição de Xadrez.
Por isto, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), determinou que toda partida de Xadrez, deve ser anotada pelo Sistema Algébrico.
Para anotar o lance:
A - Lance normal: 1º - Anota-se com letra maiúscula, a inicial da Peça que foi movida; 2º - Em seguida, com letra minúscula, a casa para onde a peça moveu. Importante: A casa é identificada escrevendo-se primeiro, com letra minúscula, a Coluna correspondente da casa; a seguir o número correspondente da Fila a que pertence a casa de destino da peça.
B - Lance de Captura: 1º - Anota-se a inicial da Peça que moveu; 2º - Anota-se a seguir, um X que é o sinal de captura de peça; 3º - Anota-se finalmente, a casa da Peça Capturada; Obs.: Não é necessário anotar o nome da peça capturada, basta identificar corretamente, a casa onde estava a peça capturada. Obs.: Quando a peça movida for Peão, não é necessário escrever a inicial da Peça. Assim, todas as vezes que um lance for anotado sem a inicial maiúscula, já se sabe que foi lance de Peão.
C - Lance de Promoção: 1º - Anota-se normalmente, o movimento do Peão até a última Fila por avanço simples na Coluna, ou por captura de peça na Diagonal. Após o lance anotado, anota-se um sinal de igualdade e a inicial maiúscula da nova peça por promoção. Ex.: c8=D ou cxd8=T No primeiro caso, o Peão que estava em c7 avançou para c8 e foi promovido a Dama; no segundo caso, o Peão que estava em c7, capturou uma peça (Cavalo p. ex.) em d8 e foi promovido a Torre. Em ambos os casos, vale recordar, a promoção é de livre escolha do jogador que promoveu a peça.

D - Lance de captura "en passant":  1º - Anota-se o lance de captura normalmente, como se o Peão adversário tivesse movido apenas uma casa. A seguir, anota-se as iniciais e.p. Ex. : O jogador de Brancas, avança com o Peão de b2 para a casa b4 ultrapassando a casa b3, atacada pelo Peão Negro colocado em c4. O jogador de Negras, usando o direito de tomar "en passant", captura o Peão em b4 retirando-o do tabuleiro e coloca o seu Peão de c4, em b3. Anota o lance da seguinte maneira: cxb3 e.p. Note Bem: Somente Peão pode capturar "en passant". Atenção: Normalmente, anota-se a partida de forma abreviada como explicado acima, pois, a anotação completa torna-se impraticável no decorrer das partidas, onde o fator tempo é de suma importância. Só por curiosidade, vejamos como ficariam os lances descritos acima: c8=D e cxd8=T , seriam anotados de forma completa como segue: c7c8=D e c7xCd8=T.
Outro exemplo:
Vejamos como ficaria uma partida anotada nas duas formas descritas (abreviada e completa), nos 4 primeiros lances:
ABREVIADA  
COMPLETA  
 Brancas, Negras
 Brancas, Negras
 1 - e4, e5 1
 1 - e2e4, e7e5
 2 - Cf3, Cc6
 2 - Cg1f3, Cb8c6
  
 NOTA: Primeiro, anota-se o nº do lance. Depois do número, anota-se o lance das Brancas. Após a vírgula, anota-se o lance das Negras Não havendo planilha, ou simplesmente desejando anotar (ou copiar) a partida para futuros estudos, pode-se adotar uma das seguintes formas:
a. Linear: 1-e4,e5; 2-Cf3,Cc6; 3-Bb5,Bc5; 4-Bxc6,dxc6; 5-d3,Cf6; b.
Em Coluna:
1-e4,e5;
2-Cf3,Cc6;
3-Bb5,Bc5;
4-Bxc6,dxc6;
5-d3,Cf6;
Sinais Convencionais: Existem diversos sinais utilizados durante as partidas ou em anotações de partidas, com o objetivo de apontar determinado aspecto específico do lance ou de uma série de lances. Vejamos os mais usados:
Captura x
Xeque +
Xeque Mate ++
Lance Bom !
Lance Muito Bom !!
Lance Ruim ?
Lance Muito Ruim ??
Roque Pequeno 0-0
Roque Grande 0-0-0
"en passant" e.p
Empate (Tablas) =
Abandona a partida Abd. (Reconhece a derrota)

Atenção: É muito comum entre principiantes, não querer anotar partidas jogadas por achar que perde a concentração do jogo (geralmente, em torneios entre não federados).
JAMAIS SE PERMITA ESTE ERRO!
A acomodação desta tarefa, impede o jogador de mais tarde, analisar a partida jogada e corrigir os erros cometidos. Depois, se o seu desejo é tornar-se um bom jogador, siga o exemplo dos melhores.
ANOTE SUA PARTIDA
Ocorre ainda, que o hábito de anotar os lances, favorece o desenvolvimento da concentração. Por isto, a anotação da partida, deve sempre ser estimulada.


 
Origem: www.fexpa.org.br

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